Buscar
  • Deivid Paulino

Quarentena! Como Estudar em Casa sem Perder o Ritmo?

Atualizado: Mar 27



Devido à pandemia do covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), diversas escolas, faculdades e cursinhos suspenderam as aulas, trazendo grande inquietação aos alunos em relação às dificuldades em conseguir manter o ritmo de estudos em casa, com todos os desafios que isso traz, apesar de ser uma preocupação válida, é fundamental que possamos nos adaptar a nova realidade com foco e determinação. Para ajudar nesse momento, separamos algumas estratégias práticas que podem fazer toda diferença, confira:





1. ESTABELEÇA UMA ROTINA

É de máxima importância que o estudante tenha horários pré-estabelecidos, horário para acordar e dormir, assim como horários definidos para os estudos e para o lazer, a tendência nessas situações é que façamos as coisas sem organização, o que acaba por prejudicar o rendimento, trazendo desmotivação, lembre quarentena não é férias!



2. TENHA UM LOCAL ADEQUADO PARA OS ESTUDOS

Não estude na cama, sofá ou em local escuro, nosso cérebro funciona por gatilhos e estudar nesse tipo de ambiente acaba induzindo ao sono, por isso tenha um espaço "sagrado", se possível separado dos demais, o que também irá ajudar a evitar distrações. Com todos em casa é comum que seja um desafio ainda maior, o ideal é que você deixe bem claro para todos que precisa de espaço e respeito ao seu momento de estudo, coloque uma faixa na porta do seu quarto: "Estudando, favor Não incomodar”. Outro cuidado é com os aparelhos tecnológicos, se possível bloqueie as demais telas que não sejam relacionadas as que você está estudando.





3. TENHA UM CRONOGRAMA SEMANAL

No domingo ou em algum dia escolhido, faça seu plano de estudos da semana, é importante que seu cronograma seja realista, ou seja não adianta colocar que vai fazer 30 listas de exercícios de matemática, se sabe que isso será praticamente impossível uma vez que terá outras tarefas para fazer. Coloque metas diárias, por exemplo: "Terça-feira, 14h00 ás 16h00 estudar capitulo 3 de matemática e fazer 5 exercícios". No final do dia faça uma verificação para ver se de fato conseguiu cumprir suas metas e já estabeleça quais serão as prioridades para o próximo dia.







4. FAÇA A REVISÃO SEMANAL

Diversas pesquisas da neurociência comprovam que sem revisão não existe fixação, o erro de muitos estudantes é negligenciar ou pensar que revisar é perda de tempo, ou pior, esperar terminar toda a matéria para só ai revisar, vou te contar um segredo: a matéria nunca vai acabar. Por isso escolha um dia para fazer sua revisão semanal, deixe de 30 minutos a 2 horas para isso, você pode, por exemplo, revisar fazendo 2 exercícios de cada capitulo ou matéria estudada. Existem dois métodos que ajudam muito nessas revisões são eles: revisão ativa, onde você faz uma espécie de auto explicação sobre o assunto e a utilização dos flash cards/ankie.





5. ACOMPANHE AS AULAS ONLINE

A maioria dos cursinhos, colégios e faculdades estão disponibilizando seus conteúdos em plataformas digitais, siga como parte da rotina. Outra dica é fazer algum dos milhares de cursos que estão sendo disponibilizados gratuitamente, veja alguns canais:


Senac: http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/covid19/cursos-2/?ad=home

Via rápida: http://www.viarapida.sp.gov.br/index.html#


6. ESTUDE POR MEIO DE SÉRIES, LIVROS, MÚSICAS E PODCASTS

Uma pandemia pode afetar o nosso emocional, varie seus estudos com momentos para assistir suas séries, ouvir suas músicas, jogar games, leia livros que você goste, sempre que possível, relacionados as temáticas do assunto que está estudando.





7. CUIDE DO SEU EMOCIONAL

Para isso tenha momentos de pausa e descanso, cuidado com pensamentos de pânico, tenha todos os cuidados, mas evite se sobrecarregar com excesso de informações, selecione um horário do dia para estar atualizado, mas durante os demais momentos, cuide do seu corpo através de atividades físicas, aproveite para aprender novos hábitos saudáveis, como meditação, um novo idioma, arrumar seu quarto, tocar um instrumento, conversar com amigos e manter contato virtual.


Lembre, se precisar de ajuda em relação a como melhorar seu desempenho acadêmico, entre em contato e saiba mais sobre nossos acompanhamentos personalizados!







34 visualizações
Tire suas dúvidas!

tire suas dúvidas

31 99224-4819

©2020 por Deivid Paulino. Orgulhosamente criado com Wix.com